sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Qual foi a casaca do Tim Maia?


Se vivo, Tim Maia completaria 74 anos de idade no dia 28 de setembro. Reconhecido mundialmente, foi precursor direto da soul music no Brasil. Mas, afinal de contas, para que time de futebol torceu o “Síndico”? Torcedor fanático do America do Rio de Janeiro, o experiente cronista esportivo da ESPN, José Trajano, garante que Tim gostava da equipe alvirrubra que um dia teve a sua sede no Andaraí e que hoje manda seus jogos no estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, na baixada fluminense.



Célebre morador da Tijuca, Tim Maia gravou o hino de alguns dos maiores clubes do Rio como Flamengo, Fluminense e Vasco. A revista Placar lançou em 1996 um CD com hinos de clubes interpretados por ilustres músicos, e lá estava Tim “representando”os americanos. Ficou sensacional! A versão “moderna” que ele deu para o belo hino composto por Lamartine Babo em 1945 é disparada a melhor faixa da compilação. A pequena torcida do America inflou: Tim Maia é nosso!



Jornalista, produtor musical, compositor e escritor, Nelson Motta, autor do livro "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia", contestou Trajano e afirmou em algumas entrevistas que o cantor era um vascaíno relapso. A verdade é que existem poucas evidências que comprovam que ele realmente foi torcedor do clube de São Januário. A eterna dúvida ficou ainda maior no dia do enterro de Tim Maia, em 17 de março de 1998, quando a bandeira do America ficou evidente sobre o seu caixão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário